Galp: Um bom ou mau investimento?

Primeiro de tudo tem que se pensar no que a Galp é e em que factores o seu negócio reside.
Trocando por miúdos basicamente em duas fontes de energia(não renováveis): Gás e Petróleo.
Investimentos da empresa ultimamente: na costa africana e brasileira,investimentos sempre direccionados para a exploração de petróleo.
Preços do petróleo têm a tendência de a médio prazo baixarem, já que os especuladores decidiram mudar de mercado, aproveitando a flutuação das taxas de juro.Hoje em dia o preço do barril sobe mais devido a um corte na produção da OPEP para manter o preço alto do que propriamente devido à conjuntura em si. Preço x Quantidade =Receita .Isto quer dizer algo...
A Galp é uma empresa que não tem mostrado nenhum interesse em expandir-se para outros mercados tirando Espanha onde, no entanto, continua a ter uma posição fraca. Nao mostra interesse em investimentos na área das renováveis o que compromete seriamente o futuro da empresa a longo prazo.
Como tal, a Galp será uma boa empresa para apostar no curto prazo e no seu(relativo) potencial nos mercados em que opera, para além de ter vários poços de petróleo a explorar.No entanto, no futuro nao se torna propriamente numa empresa muito tentadora.
Tal como mais tarde falarei, poderá ser uma empresa possivelmente apetecível de ser OPAda no âmbito da abertura do mercado energético a nível europeu.
(uma ultima nota para amanha em que será previsível mais uma correcção do papel com uma descida-não muito significante)
P.S.-No futuro as análises serão complementadas com mais informação.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home