Barreiras psicológicas....

Elas existem...e quando vemos a cotaçao das empresas a aproximarem-se de numeros "redondos",existe um pequeno nervosismo dos accionistas em determinar se o título é capaz de ultrapassar essa barreira ou nao.
Pois bem...na minha opiniao é uma questao de tempo, e do tipo de empresa de que falamos.
Podemos ver no PSI-20 várias empresas que se aproximam de numeros mais redondos,sendo de destacar a Galp, a Altri, a Cimpor, a PT, BES, BPI, Brisa (e a Semapa AINDA nao...).
Destas, obviamente que nao se preve que todas ultrapassem os numeros"redondos" referenciados...mas ha outras que sim.
GALP-claramente que impulsionada pela recente OPV, ainda vai chegar com relativa facilidade aos 7euros(3meses),mas depois nao so pelo que ja escrevi sobre este papel,mas tambem por entrar em terrenos um pouco inseguros vai estacionar na zona dos 7,05-7,20 por acçao.
Altri-sendo uma empresa que ultimamente tem sido alvo de sucessivas especulaçoes, na minha opiniao o valor por cada acçao revela nao o desenvolvimento operacional em si da empresa, mas sim dos interesses dos accionistas maioritarios desta empresa. Sendo uma empresa caracterizada por estes movimentos, preve-se que os especuladores nao tenham qualquer problema em quebrar a barreira psicologica dos 4euros, mesmo que ainda leve algo como 6meses a aproximaçao do valor de cada acçao a este valor.
CIMPOR-analisando o histórico das cotaçoes da Cimpor, verifica-se que a Cimpor ja esteve nos niveis dos 5,82euros mas nao aguentou e sofreu uma longa correcçao até que esta agora outra vez em níveis semelhantes(5,85euros).Apesar de ser dos papeis que mais perto esta de chegar a barreira dos 6euros, verifica-se aqui uma grande barreira psicológica que dificulta a cotaçao chegar aos 6euros. Mesmo sendo dificil, preve-se que quando ultrapassar esta barreira nao tenha qualquer problema em crescer largamente acima dos 6euros(quando digo largamente refiro-me a uma margem de 20cents para cima).
PT-obviamente que a cotaçao da PT esta demasiadamente suportada pela OPA ainda em operaçao por parte da Sonae,sendo que antes da OPA a empresa evidenciava uma descida contínua chegando a valores substancialmente mais baixos. Como tal, preve-se que apesar de estar relativamente perto dos 10euros, nunca chegue a ser cotada a tal preço.
BES- sendo um banco com níveis de crescimento bastante interessantes, e ja tendo estado bastante acima do valor actual(12,92euros) o BES ultrapassará sem qualquer problema a barreira dos 13 se qualquer problema dentro de muito pouco tempo,sendo previsivel essa ultrapassagem ainda antes do fim do ano.
BPI- apesar de,ao contrário da PT, revelar um franco crescimento e resultados bastante interessantes, o comportamento do papel assemelha-se ao da PT, na medida em que chegou a um pico perto da barreira dos 6euros,mas estabilizou um pouco abaixo desta barreira. Suportada pela OPA, a cotaçao do BPI está ao mesmo tempo tao perto como tao longe de ultrapassar a barreira dos 6 ja que grande parte do valor deste papel é simplesmente suportado pela OPA(apesar de tambem ser uma empresa que revela perspectivas interessantes de crescimento).
Brisa- apesar de ja ter rondado os valores actuais, a Brisa nao conseguiu passar a barreira dos 9euros.No entanto,nas situaçoes anteriores verificava-se uma falta de estrategia da empresa na medida em que ainda nao tinha revelado a sua estrategia de se expandir a nivel internacional. Tendo este facto em conta, após ter-se empenhado em vários projectos em novos mercados, nao sera dificil de concluir que a empresa ultrapassará o valor dos 9 euros,mesmo que depois ainda haja uma temporária hesitaçao em relaçao à sustentabilidade do preço em volta dos 9euros.
Apesar de nestas empresas ser facilmente perceptível o seu desenrolar no futuro, tem que se ter em conta o papel fulcral dos fundos de investimento e das agencias especuladoras que podem, segundo os seus interesses reforçar momentaneamente a sua posiçao pouco acima d uma barreira psicologica(imaginemos para o caso de 7euros comprar a 7,10) transmitindo um falso sinal de valorizaçao da empresa.Em relaçao a este facto,apesar de ilegal, toda gente sabe que este facto existe. Obviamente que este facto acontece muito mais facilmente com empresas com menos acçoes movimentadas, facilitando a "manobra" destes agentes. Por isso resta-nos estar atentos ao que realmente move as cotaçoes....
0 Comments:
Post a Comment
<< Home