Monday, March 05, 2007

Semapa e Portucel

A Semapa é uma empresa que, no ramo dos cimentos é um pouco penalizada em Portugal porque o ritmo da construção quer de obras públicas quer de habitação tem diminuído o que seria de prever um abrandamento dos resultados da empresa nesta área em Portugal. Ainda na área do cimento, a Semapa está representada na Tunísia, Líbano e Angola. Penso que ainda é um pouco cedo para ter grandes resultados nestes países mas penso que a Tunísia e Angola podem ser factores potenciais de aumento de lucro a médio prazo.
Em relação à Portucel, tudo indica que vai obter um subsídio em relação à nova máquina e, apesar de ter uma concorrência forte no âmbito global, penso que será um bom investimento não só pelo desembaraçar do Estado que permite à empresa ter uma maior liberdade de se movimentar/crecer(tendo enorme potencial para isso), mas também a pensar na forma de energia alternativa que é a biomassa e onde a Portucel pode desempenhar um papel importante.
Hoje as duas estão muito penalizadas, mas estamos a entrar num abrandamento em todas as bolsas mundiais. Até quando, só quem realmente sabe fazer análises técnicas poderá ter uma ideia, mas penso que a Semapa já não deve baixar muito mais para além dos 10,30. Porque penso que já estava a estabilizar nos valores anteriores, e por isso duvido que agora venha descer mais.
A Portucel,penso que será uma questão de tempo e calma para chegar aos 2,8..estabilizar e passar os 3. Mas isto com tempo e sem pressas claro.

PT

Se já a enorme queda da Sonae não foi surpresa, para mim foi um pouco surpresa a queda mais tranquila da PT.
Mas também é certo que a PT está num mar de incertezas neste momento, muito devido à possível venda da sua participação na Vivo ou compra, já que a continuação da parceria entre a Telefónica e a PT na Vivo é vista como impossível por parte do BES.
Com a separação das redes cabo e telefone, penso que a análise da WestLB é bastante coerente ao dizer "a PT pode oferecer uma remuneração impressionante nos próximos anos, mas o seu posicionamento no mercado doméstico está em declínio." E considera mesmo que "a cisão da PT Multimédia vai exacerbar esta tendência."
Após a defesa da OPA a empresa tem que mostrar serviço, e penso que o preço onde está a estabilizar é um voto de confiança à direcção que toda a gente sabe é bastante competente e, tal como eu já disse, mostra ambição e vontade de crescer, algo que anima qualquer accionista para além da remuneração dos dividendos. O primeiro desafio é defender os interesses da PT no Brasil e penso que, já que aguentaram a pior fase das telecomunicações naquele país, podiam-se empenhar nesse mercado mas, por outro lado, as estatísticas em relaçao aos novos utilizadores de telemóvel naquele país não são nada animadoras para a Vivo, pertencendo-lhe uma pequena parte dos novos utilizadores.
É algo que tem que ser pensado cuidadosamente..e os investidores têm que ver o que realmente pensam ser a melhor estratégia para a PT. Já que se desistir do Brasil, a PT perde uma grande oportunidade de continuar num país com uma margem de crescimento e desenvolvimento bastante grande.