Monday, February 11, 2008

A festa ainda mal começou para as instituições financeiras...

Aqui pode-se ver um artigo do WSJ onde é relatado o que se anda a passar pelos EUA e as suas instituições, e parece que os leilões para os portfolios de dívidas estão a correr muito mal, sendo que duas instituições se conseguem destacar: UBS e Citibank.
Para quem gosta de investir no mercado de opções estes bancos são bons para ter uma posição de venda já que a UBS ainda vai a leilão com os seus portfolios, que se prevê correr mal vai levar a um grande prejuízo para o banco. Quanto ao Citibank, tem portfolios cujos ratings foram revistos em C's triplos ou duplos, antevendo também grande dificuldade na venda destes portfolios.
Através desta notícia dá para concluir claramente que ainda muita coisa está para acontecer, e as maiores instituições financeiras estão afinal, mais expostas do que se estava à espera.
Em Portugal, as cotações dos bancos nacionais vão ser afectados, mas mais pelo efeito no sector do que propriamente nos bancos em si, já que por exemplo o BES não é praticamente afectado por esta crise. No entanto, estes factos só vão fazer com que o caminho do BCP afunde cada vez mais até à apresentação de resultados na qual ninguém acredita que seja positiva.
Definitivamente que os bancos não são um bom abrigo nesta altura, se bem que o BES começa a rondar preços muito interessantes para aquilo que realmente vale.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home