Wednesday, January 30, 2008

Iberdrola possivelmente alvo de OPA por parte da EDF e da ACS(Construtora espanhola)

Podem ver a notícia do FT aqui.
Pensava que ao desfazer-se da Galp e ao querer-se centrar na EDP, isto poderia tornar a EDP um alvo para a espanhola Iberdrola. No entanto, parece que em tempo de vacas magras... a turbulência no sector energético está para voltar. Se isto de facto acontecer, a EDP fica por momentos livre de uma ameaça da espanhola, mas facilmente no longo-prazo se tornará no próximo alvo.
A EDP tem que crescer, e a estratégia de António Mexia, segue mesmo esse objectivo, no entanto, com uma dívida bastante elevada o espaço de manobra é pouco, e pode-se ver num beco sem saída se a entrada em bolsa das renováveis da EDP não for tão bem sucedida.
Quiçá se a Iberdrola atacasse primeiro a EDP do que a EDF e a ACS a Iberdrola, não seria um meio eficaz de a Iberdrola se defender desta OPA? Mas sendo realista este cenário é pouco provável...

Fundo de Investimento: Crédit Agricole Volatility Equities

Como já tinha dito anteriormente vou continuar a mencionar alguns fundos que penso que seriam uma óptima ideia para as pessoas mais tranquilas nestas andanças.
O fundo de volatilidade do Crédit Agricole é oferecido pelo menos no Best e no BIG, e é uma óptima opção para estes primeiros 6meses do ano, onde a volatilidade vai reinar.
Obviamente que quem deseja algo mais arriscado, provavelmente até prefere um fundo das Ásias, mas penso que no momento em que vivemos, este fundo é uma aposta segura.
Aqui fica o prospecto simples para quem estiver interessado dos dois bancos que acabam por se complementar:

CAAM Funds Volatility Equities S (Best)

CAAM Funds Volatility Equities S (BIG)

Monday, January 28, 2008

Não tenham pressa....


Não tenham pressa em comprar acções que acham serem baratas neste momento..Basta sair a notícia que os EUA estão, de facto, em recessão e vai tudo abaixo outra vez.
Se há pessoas como o Sócrates que são tão optimistas que até mete impressão, também há pessoas com os pés mais na terra. E a verdade é que os EUA estão com as mãos e os pés atados.
Não sou ninguém para comentar o que o chairman da FED tem feito, mas segundo a maioria dos economistas de todo o mundo ja é inevitável a recessão nos EUA. Devido ao medo de Trichet em relação à inflacção, a Europa vai aguentar o máximo que puder as taxas de juro, o que ainda pode piorar mais a situação.
É pena que muita gente que trabalhe na bolsa só reaja quando aparecem os números, e não são capazes de ouvir pessoas que estudam o que está por trás dos números...e essa história já está feita.
Só agora os bancos estão a reflectir as suas perdas devido ao subprime, mas o efeito dominó ainda nao se começou a sentir realmente.
Mesmo que o futuro não seja tao mau como prevejo, certamente que será um futuro bastante incerto..e para os investidores de médio-longo prazo é melhor neste momento ficar fora desta volatilidade...ou aproveitar-se dela e investir nos fundos de volatilidade que existem.(Fundos serão sugeridos proximamente)
Mas obviamente que para quem faz daytrading estamos numa altura ideal para tirar o máximo partido da volatilidade...mas que é bastante arriscado para as suas carteiras.
Estar bem informado acaba por ser a melhor táctica nesta altura...por isso deixo aqui algumas sugestões para ler.

Artigos a ler:

The Business Week- What Could Cage the Bear
The Business Week- You call this a Recession?
The Economist- It's rough out there
The Economist- A wild ride

Sunday, January 27, 2008

Price-targets..

Os price-targets apartir de agora vão voltar a ser actualizados regularmente..tendo sido agora actualizados apartir dos primeiros valores de 2008.
Há pessoas que seguem à risca o que as casas de investimento definem como price-target das empresas para um período de um ano, e há outras que não seguem tanto.
Para os que se interessam pelos valores dados pelas casas de investimento aqui fica um post interessante..
Tendo ainda alguns price-targets que foram dados pelas casas de investimento em 2007, e o momento actual das cotações, faço uma comparação para ver quais é que deram os price-targets mais certeiros.Apesar de muita coisa acontecer durante um ano, e estes price-targets só terem a informaçao até Junho, deixo ao critério de cada um a sua interpretação, se é que estes dados tem algum significado.

Os melhores e piores a definirem price-targets

Blog volta ao activo

Depois de mais uma época de exames, o blog vai ficar novamente actualizado regularmente, agora com um contribuidor, de modo a ter o blog mais activo e os price-targets mais actualizados.
Um dos melhores alunos de Direito na sua faculdade, e bastante interessado pela área de Finanças vai trazer outra visão ao blog.