Tuesday, November 28, 2006

Depois de Dezembro...2007!


Penso que ja começa a haver uns pequenos sintomas de incerteza em relaçao ao mercado no início do novo ano(e uma consequente pequena corrida de cada agente em salvaguardar os seus lucros),onde tudo aponta num decréscimo do crescimento europeu e dos EUA.
As pessoas começam a pensar em vender no início e meio de Dezembro ja a antecipar um novo ano nao tao fulgurante como este,onde ja nao ha espaço para tantas OPAs, e o mercado acabará por se resentir disso e da consequente desvalorizaçao dos papeis.
Mas obviamente que nao será algo geral.Para quem gosta da bolsa e de tudo que a envolve, a piada está em saber quais serão as empresas capazes de crescer sustentadamente mesmo numa conjuntura menos favorável.
Pessoalmente terei as minhas cautelas apartir de metade de Dezembro. Nao é preciso virem os resultados das empresas para agir... tem que se agir bastante antes. Tem que se agir sabendo em que condiçoes micro e macroeconomicas cada empresa está inserida.
Tentarei dar a minha análise pessoal e tentar encontrar"essas" empresas.

Galp: Um bom ou mau investimento?



Primeiro de tudo tem que se pensar no que a Galp é e em que factores o seu negócio reside.
Trocando por miúdos basicamente em duas fontes de energia(não renováveis): Gás e Petróleo.
Investimentos da empresa ultimamente: na costa africana e brasileira,investimentos sempre direccionados para a exploração de petróleo.
Preços do petróleo têm a tendência de a médio prazo baixarem, já que os especuladores decidiram mudar de mercado, aproveitando a flutuação das taxas de juro.Hoje em dia o preço do barril sobe mais devido a um corte na produção da OPEP para manter o preço alto do que propriamente devido à conjuntura em si. Preço x Quantidade =Receita .Isto quer dizer algo...
A Galp é uma empresa que não tem mostrado nenhum interesse em expandir-se para outros mercados tirando Espanha onde, no entanto, continua a ter uma posição fraca. Nao mostra interesse em investimentos na área das renováveis o que compromete seriamente o futuro da empresa a longo prazo.
Como tal, a Galp será uma boa empresa para apostar no curto prazo e no seu(relativo) potencial nos mercados em que opera, para além de ter vários poços de petróleo a explorar.No entanto, no futuro nao se torna propriamente numa empresa muito tentadora.
Tal como mais tarde falarei, poderá ser uma empresa possivelmente apetecível de ser OPAda no âmbito da abertura do mercado energético a nível europeu.
(uma ultima nota para amanha em que será previsível mais uma correcção do papel com uma descida-não muito significante)

P.S.-No futuro as análises serão complementadas com mais informação.

Primeiro de muitos

Apesar de nao ser(ainda) um analista, penso que os meus conhecimentos que vou adquirindo e a informaçao que recolho são bastante interessantes de se expor e de ter em atenção.
Obviamente que todos os assuntos de que falarei serão meras opiniões e recomendações pessoais,nada de mais.
Espero que este site vos seja útil e que exprimam também a vossa opiniao para tambem aprender com outros pontos de vista.