Tuesday, December 05, 2006

Salário mínimo para o próximo ano de 403euros. Consequencias?

Bem,primeiro de tudo podemos tirar a seguinte conclusao que contraria a teoria do Governo: O aumento do salário mínimo vai aumentar o desemprego. Porque? Ora vejamos o seguinte gráfico que nos mostra a procura da força de trabalho(empresas) e a oferta de trabalho(trabalhadores).


Pode-se verificar que com um aumento do salário mínimo, a ineficiencia no mercado do trabalho vai aumentar, na medida em que as empresas, sendo obrigadas a pagar um salário mais alto,nao vao ter capacidade de pagar ao mesmo numero de empregados...logo a procura da força de trabalho vai diminuir.Como tal,a curva da oferta da força de trabalho ve-se obrigada a retrair-se de modo a atingir o novo equilibrio. Isto é um raciocinio puramente matemático que deita abaixo a teoria do Governo, a nao ser que a flexibilidade das regras de despedimento sejam alteradas(como se tem falado nos ultimos tempos).

Mas sigamos agora para a parte que mais nos interessa: Consequencias a nivel da bolsa.
A primeira ideia que se vai ter é das empresas que vao ser penalizadas por esta medida:
As empresas na área da construçao.Todas elas.Vai haver um aumento dos custos por parte destas empresas, já que necessitando de qualquer das maneiras dos trabalhadores, ve-se obrigada a remunerar mais os mesmos trabalhadores.Do lado da receita ou seguem o mesmo numero de projectos ou sao obrigadas a reduzir os seus projectos,prejudicando assim as empresas de cimento.
Empresas com base significativa em trabalhadores em part-time sao obrigadas a fazer um upgrade salarial aos que trabalham temporariamente.
Finalmente as pequenas e medias empresas saiem com dificuldades acrescidas, por isso se ha quem tenha em mente um investimento nao directamente através da bolsa mas no capital social da empresa directamente tambem tera que ter o seu cuidado.
Por outro lado, todas as empresas relacionadas com o sector do consumo sairão bastante beneficiadas,na medida em que o poder de compra da populaçao aumenta. Isto tendo em vista o novo modelo laboral mais flexivel, onde tambem é sempre garantido o subsidio de desemprego.
Vamos a ver como é que as empresas se adaptam...mas realmente confirma-se que 2007..pode ser um ano de surpresas(boas e\ou mas) para muita gente...
Estejam alerta.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home