Monday, December 25, 2006

OPA da Sonae sobre a PT

A AdC ja deu o seu aval para a concretização da OPA da Sonae sobre a PT. Para além das consequencias ja conhecidas nos mercados de telecomunicações móveis e fixos e do mercado que envolve a internet, vou fazer a minha análise em relaçao a outros factos tambem bastante relevantes.
A SonaeCom vai ser principalmente beneficiada com a fusão da Optimus com a TMN, o que para além de uma quota de mercado interessante, vai levar a alienaçoes(mesmo que a preços mais reduzidos que o preço avaliado) de imobilizados que se tornam dispensáveis por parte da nova rede existente. Por outro lado, a Sonae pensa vender a posiçao da PT na VIVO do Brasil o que será uma boa opção tendo em conta o contínuo decréscimo da quota de mercado e dos lucros da VIVO no Brasil. Sendo esta a opçao correcta mesmo com o potencial de crescimento da economia Brasileira.
Mas tem que se ver o outro lado da moeda. A família Belmiro de Azevedo pos na cabeça que quer a PT......praticamente a todo o custo. Ha duas possibilidades: O preço por acçao oferecido se manter ou subir. Obviamente que o segundo caso via prejudicar claramente a situaçao financeira da Sonae, mas em ambos os casos a Sonae vai sair fragilizada por vários motivos. Não só pelo endividamento a que se prepara para sujeitar para concretizar a OPA, que vai ter um peso muito significativo na parte dos custos da empresa no médio\longo prazo, mas também porque a Sonae vai também se tornar responsável pelo fundo de pensões da PT que está em valores extremamente negativos. Na minha modesta opinião, tudo vai depender da força com que a nova empresa vai ter em enfrentar novos mercados e desafios, porque no estado actual das coisas, a Sonae vai correr o risco de se"engasgar". Obviamente que muitos estudos devem ter sido feitos para estudar a viabilidade do negócio, mas o importante é saber até que ponto a família Belmiro quer a PT porque se sentem capazes e veêm um sonho concretizado, ou querem a PT de modo a fazer crescer ainda mais o potencial de crescimento da Sonae e torná-la uma empresa ainda mais forte a nível global.
Apesar de, por um lado, a venda da Vivo contribuir logo para uma redução significativa da dívida, será a fusão TMN-Optimus um motivo suficiente para esta operação?(Já que vai ser aqui o principal beneficio da Sonae na OPA)
Se por acaso a Sonae aceitar uma subida de preço, o endividamento vai ter um peso ainda maior nas operações da empresa, limitando o investimento da empresa em novas tecnologias, já que os lucros existentes serão sempre canalizados para a amortização dessa dívida(e, consequentemente prever-se a longo-prazo, um abrandamento do crescimento da empresa).
Penso que"muita tinta irá correr" ainda sobre este assunto e, infelizmente, ainda mais algum tempo se demorará para saber o que realmente vai acontecer.

Uma oportunidade(escondida) para os investidores
No seguimento desta ideia, fica exposta uma oportunidade para os investidores que é apostarem no banco que financia esta OPA sobre a PT (Banco Santander), que certamente que vai ter, para além do seu crescimento e potencial ja existentes, um bónus extra com os juros a que a Sonae vai ser obrigada a pagar(taxas de juro ainda por cima com tendência crescente)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home